O WhatsApp iniciou a partir desta terça-feira (04/05) o serviço de pagamentos em sua plataforma, permitindo que usuários do aplicativo transfiram dinheiro para outras pessoas, como amigos ou familiares.

O WhatsApp Pay, como ficou conhecido o serviço, não tem taxas e promete ter a mesma facilidade para fazer uma transferência que há ao enviar uma foto para seus contatos.

Vale enfatizar que o serviço de pagamentos foi liberado para um pequeno número de usuários, mas será disponibilizado gradualmente nas próximas semanas em todo o país, e os pagamentos para empresas serão ativados no futuro.

“Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também as ajuda a se manterem conectadas com entes queridos, expande o acesso a serviços financeiros e possibilita que mais pessoas participem da economia digital”, afirma Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.

De acordo com a nota da empresa, inicialmente, o serviço será habilitado para usuários do aplicativo com cartões de débito, pré-pago ou o chamado cartão combo (que oferece a opção débito e crédito) do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. Não é possível usar cartões de crédito para fazer as transferências.

O modelo é todo operado pela Cielo, mas o WhatsApp ressaltou que “segue aberto para outras empresas interessadas em se tornarem parceiras”.

Como vai funcionar?

Os usuários poderão enviar até R$ 1.000 por transação, com limite mensal de R$ 5.000. É possível fazer até 20 transações por dia. Os pagamentos só poderão ser feitos dentro do Brasil, e em reais. Os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações para aumentar a segurança, por exemplo.

Para começar a usar, as pessoas podem adicionar seu cartão de um banco parceiro, escolher uma pessoa para enviar o dinheiro e clicar para adicionar a transação. O destinatário verá o pagamento direto na conversa com o remetente.

Exemplo de pagamento pelo WhatsApp (Divulgação)

Segundo a empresa, as pessoas com a função já ativada, que serão liberadas de forma gradual pelo WhatsApp, poderão convidar amigos e familiares em todo o país para utilizar os pagamentos no WhatsApp também – desde que tenham cartões Visa ou Mastercard nas modalidades mencionadas.

“Uma conta habilita o serviço de outras automaticamente ao enviar uma transferência de qualquer valor. A partir daí, esse contato já terá o serviço automaticamente habilitado. Os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos no WhatsApp”, explicou o WhatsApp em nota.