O domínio oficial do Orkut foi reativado com uma mensagem do seu fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten. No texto ele faz um histórico do lançamento da plataforma que foi lançada há 17 anos e alcançou mais de 300 milhões de usuários antes de ser desativada em 2014.
A notícia aparece dias depois que o homem mais rico do mundo, Elon Musk conseguiu fechar um acordo para comprar total do Twitter, o que provocou uma série de publicações lamentando o fato e pedindo a volta do Orkut.
No texto que demonstra uma crítica as principais redes sociais do momento, o fundador do Orkut declarou que nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas e que nossas ferramentas online devem nos servir não nos dividir.
O engenheiro ainda critica a comercialização de dados pelas plataformas, a manipulação e a criação de sentimentos como medo e ansiedade.
“Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras”, “Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”. Afirma buyukkokten
Ele ainda destaca que houve um trabalho árduo para desestimular o ódio e a desinformação dentro da comunidade criada em volta do Orkut.
Por enquanto não há muitas informações do que poderá surgir. No final do texto, o Orkut apenas afirma que vai revelar novidades em breve.
Por outro lado, ao mesmo tempo que o Orkut reapareceu, a página oficial do Hello, plataforma criada pelo engenheiro lá em 2016 foi desativado. Há promessa de retorno.
Pelo texto, o fundador da entender que o novo projeto será uma rede social diferente do que estamos vendo atualmente.
“Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.