Hoje, só que há dez anos, a Apple estava lançando o iPad original. Em homenagem à primeira década desta família de produtos, o co-fundador da fintech Agile Partners, Jack Ivers, contou uma história interessante sobre como sua empresa teve acesso aos protótipos ultrassecretos da Maçã.
Tudo começou em 2008, quando a Agile Partners lançou o GuitarToolkit, um dos primeiros aplicativos da App Store. O app, ainda disponível na loja, foi lançado com a função de detectar notas musicais em um áudio e identificar o tom das cordas de violão através do microfone do iPhone — tudo isso em tempo real.
A Apple, que há muito tempo se interessa por música, logo notou o GuitarToolkit. Apenas um ano depois da divulgação do aplicativo, a Maçã entrou em contato com a Agile Partners, solicitando que a fintech traduzisse o app para todos os idiomas.
O objetivo, segundo Jack Ivers, era tornar o GuitarToolkit protagonista de uma campanha publicitária de amplitude mundial. “A Apple estava nos pedindo para pular… Mas, a pergunta era: quão alto?”, afirma Ivers.
Depois da parceria, o GuitarToolkit deixou de ser apenas um dos primeiros apps para iPhone para se tornar um verdadeiro sucesso. O aplicativo foi destaque em uma série de campanhas televisivas ao redor do mundo e apareceu na contracapa de muitas revistas de peso, como a Rolling Stone.
O tempo passou e 2010 chegou com tudo, acompanhado pelo lançamento do iPad original em 3 de abril. Poucos dias depois de Steve Jobs revelar essa novidade para o mundo, um executivo da Apple contatou a Agile Partners novamente. Após intensas negociações, representantes da fintech estavam na sede da Apple desenvolvendo uma nova versão do GuitarToolkit, dessa vez para iPads.
Foi dessa maneira que a empresa teve acesso aos protótipos secretos do iPad, para criar um famoso app que se chamaria TabToolkit. A confiança da Maçã teve um retorno rápido, já que naquele mesmo ano a criação receberia um Apple Design Award durante o WWDC 2010.