Mais uma nave espacial da SpaceX foi destruída durante os testes realizados pela companhia. O acidente não causou vítimas, mas destruiu o Starship SN3, mais recente protótipo de foguete da empresa. Para a alegria de quem curte ver explosões, o ocorrido foi capturado em vídeo e compartilhado pelo canal NASA Space Flight.
De acordo com as informações sobre o ocorrido, o foguete SN3 implodiu durante uma prova criogênica, que servia para testar o veículo antes de um incêndio estático planejado e um salto de 150 metros. Como é possível ver na imagem, a nave sofreu com vazamentos, amassou de dentro para fora e acabou caindo.
De acordo com a NASA Space Flight, a SpaceX está investigando o que pode ter causado a implosão. Por meio do Twitter, Elon Musk comentou que a empresa está avaliando os dados obtidos, mas possivelmente o problema foi um “erro de configuração”.
We will see what data review says in the morning, but this may have been a test configuration mistake
— Elon Musk (@elonmusk) April 3, 2020
A falha da SN3 lembra outro “fracasso” recente da companhia: no final de fevereiro, a empresa estava realizando testes com o protótipo SN1, que também implodiu durante uma avaliação de pressão. Agora, a tendência é que a empresa colete informações sobre a nova falha e comece a trabalhar em mais uma versão da nave espacial.
Quando chegar em seu estágio final, a Starship promete ser uma das principais soluções da SpaceX em seus planos de exploração espacial. O foguete, que atualmente tem formato cilíndrico e metalizado, promete ser tão grande e potente que será capaz de realizar viagens para a Lua e até Marte. Como os testes mostram, porém, talvez ainda demore para a fabricante aperfeiçoar a nave para esse tipo de uso.