Na madrugada desta quarta-feira, 10/03, um incêndio de grandes proporções destruiu um data center e danificou outro no campus da empresa de hospedagem OVH, em Estrasburgo, França. Nenhum dado armazenado no datacenter poderá ser recuperado. A afirmação é da própria OVH. Cerca de 3,6 milhões de sites de 464.000 diferentes domínios saíram do ar, entre bancos online, sites de comércio eletrônico e serviços de webmail.
A empresa afirmou que sua equipe está segura. No campus da OVH existem 4 datacenters e todos estão offline, mas a empresa está trabalhando para restaurar alguns serviços assim que a energia puder ser restaurada no local.
“Os bombeiros entraram imediatamente no local, mas não conseguiram controlar o incêndio em SBG2. Todo o site foi isolado, o que impacta todos os serviços no SGB1-4. Recomendamos ativar seu plano de recuperação de desastres.” tuitou o CEO da OVH, Octave Klaba.
Klaba relatou posteriormente que “todos estão seguros” e que o incêndio destruiu a estrutura do SBG2 e parte do edifício adjacente do SBG1. Fotos postadas nas redes sociais mostram todo o edifício SBG2 envolto em chamas.
Vale enfatizar que incêndios que consomem um edifício de data center inteiro desta forma são raros devido ao uso padrão da indústria de tecnologia de supressão de incêndio de data center , que é projetada para detectar fumaça e então implantar supressores (água ou agentes químicos) para extinguir o fogo e conter danos a uma pequena área.
Sobre a OVH:
OVH é uma empresa fornecedora de acesso à internet que fornece servidores dedicados, hospedagem compartilhada e na nuvem, registro de domínio, e serviços de telefonia VOIP. A empresa é uma Sociedade Anônima Simplificada sob a lei francesa.
As causas do incêndio serão investigadas.